google-site-verification: googlefa726c33bfe55042.html Como é um Pc refrigerado a Nitrogênio? - Info Silent Install
Follow InfoSilent on Twitter Follow AlemaoAddons on facebook

Como é um Pc refrigerado a Nitrogênio?

computador refrigerado á nitrogênio Já pensou em ter um PC refrigerado a nitrogênio?Existe isso?
Se você nunca viu um Computador refrigerado com nitrogênio líquido em ação, aqui vai um exemplo. Na feira Computex, a Universal ABIT Co. demonstrou este processador Core 2 Extreme X6800 (2.93 GHz) refrigerado a nitrogênio líquido, montado em sua placa-mãe AB9 QuadGT. Eels fizeram um overclocked do processador para 5 GHz, exibindo cálculos matemáticos de Pi contínuos, sem problemas.No final do post vídeo demonstrativo


Os profissionais do overclock —técnica de acelerar o hardware de um computador
para deixá-lo mais potente— não se contentam apenas em realizar mudanças de parâmetros ou controles internos da CPU. As modificações são mais radicais e atingem diversos componentes, como a placa-mãe ou a de vídeo, por exemplo.Campeonatos
Soldas, implantação de resistores e potenciômetros são algumas das técnicas utilizadas. Aqui, o cuidado com a refrigeração é muito maior, já que o maior problema do overclock é o super-aquecimento.
Sistemas de refrigeração líquida, como a imersão em óleo mineral, phase changes (refrigeração a gás), dry ice (gelo seco), nitrogênio e hélio líquidos são exemplos de como deixar o computador mais frio. Para se ter uma ideia, a temperatura do gelo seco chega a -78,5ºC, enquanto que o nitrogênio atinge -196ºC.
Os resultados são obtidos por meio de programas de benchmark e as competições são padronizadas. Os equipamentos e softwares de validação, como o CPUZ e o Superpi, que fazem processamento 2D, e o Aquamark e 3Dmark, que analisam gráficos 3D, são os mesmos para todos os competidores.
"O que não é padronizado é o nível de apoio. Enquanto estamos esperando uma unidade idêntica ao equipamento que será utilizado na final do Master Overclocking Arena (MOA), as equipes do exterior contam com várias unidades para testes e modificações", afirmou Ronaldo Buassali, representante do Brasil na final do Mundial da China, que será realizada no dia 29 de agosto.
Enquanto o apoio não chega, vontade é o que sobra. "Será extremamente difícil vencer a final, mas se depender de dedicação para isso, garantimos que não vai faltar", concluiu.
Nitrogênio líquido (densidade no ponto tríplice é 0.707 g/mL) é o líquido produzido industrialmente em larga quantidade pela destilação fracionada do ar líquido e é frequentemente designado pela abreviação, NL2, isto é nitrogênio puro, é um estado líquido. O nitrogênio liquido tem o número UM 1977.
O nitrogênio líquido entra em ebulição a 77 Kelvin, e é um fluido criogênico que pode causar rápida congelamento ao contato com tecido vivo. Ele tem uma constante dielétrica de 1.4.[1]. Quando apropriadamente isolado do calor externo, o nitrogênio líquido pode ser armazenado e transportado, por exemplo em garrafas térmicas .Onde, temperaturas muito baixas são mantidas constantes a 77 K pela lenta evaporação do líquido, resultando na liberação do gás nitrogênio. Dependendo do tamanho e projeto, o tempo de armazenamento em garrafas térmicas pode estender de poucas horas a algumas semanas.
O nitrogênio líquido pode ser facilmente convertido para sólido pela sua colocação em uma câmera de vácuo acionada por um uma bomba de vácuo centrifuga.[2] Nitrogênio líquido congela 63 K. A despeito de sua reputação, a eficiência do nitrogênio líquido como um refrigerador é reduzida pelo fato que ele ferve imediatamente ao contato com um objeto aquecido, envolvendo o objeto em uma nuvem de gás nitrogênio isolante. Este efeito é conhecido como efeito Leidenfrost e se aplica a liquido em contato com um objeto significantemente mais quente que seu ponto de ebulição. Um resfriamento mais rápido pode ser obtido pela conexão de um objeto dentro de uma mistura de nitrogênio sólido e líquido do que no nitrogênio líquido somente. Por isto, o nitrogênio líquido puro é insuficiente para a maior das aplicações.
Aplicações
Nitrogênio líquido é uma fonte compacta e funcional de nitrogênio gasoso despressurizado. Além disto, sua capacidade de manter a temperatura bem abaixo do ponto de congelamento da água o torna extremamente útil em um largo espectro de aplicações, primariamente como um refrigerador de ciclo aberto, incluindo:
* em criogenia, ou seja, a criopreservação de sangue, celulas reprodutivas (esperma e óvulos) e outros materiais e amostras biológicas. Preservação de humanos e animais de estimação na esperança de uma reanimação no futuro.
* como uma fonte muito seca de nitrogênio gasoso.
* o congelamento por imersão e transporte de produtos alimentícios.
* como um refrigerante suplementar para o overclocking de unidades centrais de processamento e unidades de processamento gráfico, ou outro tipo de hardware ]][3]
* na crioterapia para remover lesões maliginas da pele incipientes ou potenciais tais como verrugas.
* refrigeração de um supercondutor de altas-temperaturas para uma temperatura suficiente para obter a supercondutividade
Medidas de segurança
Desde a razão de expansão de líquido para gás desta substância é de 1:694 ,[4] um tremendo aumento de força pode ser gerado quando o nitrogênio líquido ferve por qualquer razão.
Devido as temperaturas extremamente baixas, o manuseio descuidado do nitrogênio líquido pode resultar em queimaduras de frio. Deve-se ter em mente que como o nitrogênio líquido evapora ele ira reduzir a concentração de oxigênio no ar e poderá atuar como um asfixiante, especialmente em espaços confinado. O nitrogênio é inodoro, sem cor ou sabor, e pode produzir asfixia sem nenhuma sensação previa de aviso.
Vasos contendo nitrogênio líquido podem condensar o oxigênio do ar. O líquido no recipiente se torna gradualmente enriquecido em oxigênio (fervendo a 90 K) com a evaporação do nitrogênio, e pode causar uma oxidação violenta de material orgânico.



Leia também Como é um Pc refrigerado á água
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog!
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito

Um comentário:

  1. Ronaldo Buassali ( rbuass ) é detentor do título de Overclocking Emperor , título esse designado aos três melhores do mundo.
    www.hardwarebr.com

    ResponderExcluir

adicione seu comentário