google-site-verification: googlefa726c33bfe55042.html Como Integrar os drivers no Cd do XP - Info Silent Install
Follow InfoSilent on Twitter Follow AlemaoAddons on facebook

Como Integrar os drivers no Cd do XP

Fazendo a integração de drivers na instalação do Windows XP



O Windows XP vem com uma quantidade razoável de drivers de dispositivos, quer sejam flash drivers, placas de vídeo, som, rede, etc… É bem provável que você instale o XP no seu micro e que, sem a necessidade do disco do fabricante, ele reconheça todos os componentes mais comuns de sua máquina. Porém, como o Windows XP foi lançado antes da tecnologia SATA se tornar popular, muito provavelmente, você já teve o desprazer que querer instalar o XP em um micro com um HD SATA e descobrir que o XP precisava da carga do driver da controladora RAID porque ele não consegue encontrar o HD do sistema… Então seria bom conseguir incluir o driver necessário na instalação a fim de que, esse problema não ocorresse em instalações futuras.

É mais ou menos isso que vamos fazer, integrar os drivers na instalação do XP, assim, quando o XP instalar o dispositivo, ele não será instalado com o driver padrão e sim com o driver mais recente fornecido pelo fabricante.

Uma boa notícia é que existe um grupo de usuários que cuidou em criar um mecanismo a fim de integrar o maior número de drivers a fim de que o XP possa fornecer o suporte automático, com os drivers atualizados fornecidos pelos fabricantes, para a maioria dos dispositivos existentes. A missão desse grupo é integrar TODOS os drivers para XP disponíveis… Assim, virtualmente falando, você teria um CD (ou DVD) de instalação do XP que contém todos os drivers de todas as placas e dispositivos conhecidos. Assim, no momento de instalação do XP, onde os dispositivos são detectados, ao invés do Windows instalar aquele driver padrão, ele já instalaria o driver mais atual para o dispositivo, tornando assim, a atualização do driver dispensável.

Assim, acesse o endereço: HTTP://driverpacks.net/ ou baixe Aqui neste site

Você notará que o site é simples e fácil de entender.


Clicando em DriverPacks, você obtém a lista de drivers disponíveis para download.

Leia mais



Creio que está bem claro, os drivers Graphics são de placas de vídeo, Sound para placas de som, LAN para placas de rede, MassStorage para controladoras RAID, IDE e SATA, WLAN para dispositivos Wireless LAN, etc…

Para que possamos fazer a integração desses drivers, devemos baixar o aplicativo DriverPacks BASE, que fará as atualizações necessárias nos arquivos de instalação do XP.

Você deverá executar o arquivo e ele apenas irá descompactar o conteúdo em uma pasta, como no caso abaixo:



Indique uma pasta qualquer, no meu caso, veja como ficou:



Veja que o arquivo se descompacta na pasta indicada e que ele cria uma certa estrutura de arquivos dentro da pasta.

Não vou explicar o que significa cada um dos itens, mas quero dizer que, os principais são: a subpasta DriverPacks e o aplicativo DPs_BASE.EXE (programa de integração dos drivers).

É nela que você deve colocar os arquivos dos drivers que serão baixados.

Esses arquivos têm uma organização interna que o programa de integração conhece, assim, não tente descompactar os arquivos de drivers… eles são pra ser assim mesmo. Apenas salve os arquivos baixados na pasta, como mostro abaixo:



Perceba uma coisa, eu baixei todos os arquivos, mas eventualmente vc não precisa baixar como eu fiz, a não ser que queira uma instalação realmente completa.

Bem, agora você deve copiar os arquivos de instalação do CD do XP para o seu HD.

Assim, crie uma pasta, como por exemplo D:\ Dskinst e copie os arquivos pra ela. Ah, não precisa copiar o CD inteiro, somente os arquivos do diretório raiz e a pasta i386, como mostrado abaixo:



Com os arquivos de drivers baixados e salvos, execute o programa de integração (DPs_BASE.EXE). Aparecerá uma tela semelhante a esta:



Se você quiser selecionar português-brazil e clicar em Apply, você terá a interface do programa traduzida. Não se preocupe com o erro que dá ao fazer o apply. Acho que o cara que fez a tradução, esqueceu de alguns elementos e por isso aparece uma mensagem… apenas clique em OK, você verá a interface em português agora!

Clique no botão “>” para avançar. Vamos dar início às configurações necessárias… Clique novamente em “>”. Será apresentada a tela abaixo:



Note que o item Localização está escrito como inválido. Isso acontece porque você não informou o locar onde os arquivos de instalação do XP estão gravados. No meu caso, eles se encontram no D:\Dskinst. Assim clique em Procurar e selecione a pasta com os arquivos de instalação do XP que você gravou no HD. Qualquer problema nessa etapa é porque está faltando arquivos do XP… assim, se ocorrer, copie novamente o conteúdo do CD necessário, como descrito anteriormente.

Se estiver utilizando a interface em português a mensagem de erro no arquivo de tradução, clique em ok e veja que a tela está agora dessa forma:




Observe a localização dos arquivos de instalação o XP e a identificação da versão do XP. Clique em “>” para avançar.



Nesta tela, eu cliquei em selecionar tudo, mas você pode selecionar quais pacotes de drivers instalar. Se você não baixou todos os pacotes, é possível que alguns dos itens listados estejam desativados, contudo isso não será problema pois a integração levará em conta apenas os selecionados. No meu caso, eu baixei todos os drivers. Note ainda que o item 3rd party DriverPacks é uma personalização de driver que eu fiz, algo bem específico, mas isso é lição pra outro Post, certo?

Clique em “>”.



Neste ponto, escolha o método 2, pois o método 1 pode trazer alguns problemas na hora da instalação. O método 2 eu testei e achei mais seguro e estável. Selecione o método 2 e clique em “>”.



Bem, esse será o método utilizado pelo finalizador da instalação de drivers. Sinceramente eu não testei os últimos dois métodos. Assim, deixe o primeiro selecionado e clique “>”.

Vamos para as configurações opcionais, clique em “>”.



Como você pode ler na descrição do aplicativo, clique na alternativa desejada. Eu deixo sempre a opção DISABLE, mas se quiser ativar o KTD fique a vontade. Bem, o KDT são as bibliotecas de drivers descompactados… dependendo de quantos pacotes você baixou, a biblioteca de drivers pode ter vários gigabytes, eu sempre deixo a primeira opção DISABLED.

Ah, deixe o cachê com a mesma informação “padrão”.

Clique em “>”.

Vamos selecionar mais opções, clique em “>”.



Deixe o QuickStream ativado. Clique em “>”.



Esta tela se refere aos drivers de vídeo de placas ATI. Deixe a primeira opção ativada caso você tenha o .NET Framework instalado. Caso você nem saiba o que é isso, deixe a segunda opção selecionada, ok? Clique em “>”.



Este é o resumo de sua integração de drivers. Clique em “>”.



Se você estiver conectado, o programa verifica on-line se os pacotes de drivers estão atualizados. No meu caso, todos estão.

Você pode clicar em “Integrar” que o processo iniciará.

Quando terminar, será emitido um aviso e o programa encerrará normalmente.

Agora temos que criar o CD ou DVD de instalação do XP…

Para isso, vamos usar uma solução rápida: o NLite.

Visite e baixe o Nlite do link abaixo:

http://www.nliteos.com/download.html



Para executar esse programa, você deverá instalar o .NET Framework 2.0, que pode ser obtido em: http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=0856eacb-4362-4b0d-8edd-aab15c5e04f5&DisplayLang=en

Instale o framework e depois o Nlite.

Execute o Nlite, a tela inicial é assim:



Note que eu já fiz a mudança de idioma para o português.

Vamos em próximo.



Aqui eu seleciono a pasta que contém os arquivos de instalação do XP que você gravou no HD e que acabou de integrar os drivers. Note que dentro dessa pasta apareceu, além da pasta i386, uma outra chamada OEM.

Clique em próximo.



Esta tela mostra configurações anteriores do Nlite. Em outro Post, falarei mais sobre isso, por enquanto, clique em Próximo…



Selecione a última opção, Criar uma Imagem ISO… Clique em próximo.



Veja que na opção Modo, está configurada para a criação de uma imagem ISO. Se você quiser gravar um CD ou DVD, pode mudar as opções para Direct Burn, ou Burn Image.

Em meu caso eu sempre uso o Nero. Assim, eu crio a imagem, clicando em Criar ISO, seleciono o local onde gravar e depois no Nero, no menu Gravadora, no Item Gravar Imagem, eu seleciono a imagem criada e procedo a gravação.
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog!
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito

2 comentários:

  1. Alemão, tenho uma duvida das versões dos drivers.
    Seriam elas tipo tiradas no caso da nvidia do pacote 195.xx, ou seja baseados no ultimo driver lançado no site da nvidia.

    ResponderExcluir
  2. Então significa que seu Aplicar todos os Drivers em Cd do Xp e Formatar um PC ele automaticamente vai reconhecer todos os drivers ?

    ResponderExcluir

adicione seu comentário